Tuesday, May 20, 2008

KDE DOMOV MUJ

Alguém, algum pensador já deve ter dito que a beleza das coisas está na simplicidade. A simplicidade de uma cidade, um sorriso, a simplicidade para se vestir e tomar decisões na vida. E tudo pode ter esse toque de “simples”. Chanel já havia dito: na dúvida vá de tubinho preto. Elegante e simples.

E foi planejando meu roteiro de final de ano fui pesquisar sobre Praga, capital da República Tcheca. Já sabendo que a cidade, apelidada de pérola do oriente, era uma das mais belas da Europa, me deparei com algo que me chocou. Tendo a idéia, como a maioria do ocidente, que Praga era sinônimo de um povo rude, fechado e, porque não calado, encontrei no hino dos Tchecos algo espantoso:


KDE DOMOV MUJ
Kde domov möj, kde domov möj?
Voda huí po lu¹inách, Bory ëumí po skalinách,
V sadÆ skví se jara kvÆt,
Zemskú ráj to na pohled!
A to je ta krásná zemÆ, ZemÆ
Teská, domov möj, ZemÆ Teská, domov möj!
Kde domov möj, kde domov möj?
V kraji znáë-li bohumilém Duëe utlé v tÆle ilém,
Mysl jasnou, vznik a zdar,
A tu sílu vzdoru zmar!
To je Techö slavné plémÆ,
Mezi Techy domov möj,
Mezi Techy domov möj.

ONDE ESTÁ MEU LAR
Onde está meu lar? Onde está meu lar?

Onde a água borbulha pelos rios,
E pinheiros sibilam entre os rochedos,
Um jardim glorioso com flores de primavera,
Um paraíso sobre a terra.
Esta é a terra maravilhosa,
A terra Tcheca, é meu lar,
A terra Tcheca, é meu lar.
Onde está meu lar? Onde está meu lar?
Se, num lugar celestial, você encontrar,
Almas nobres e sensíveis,
De mente clara, vigorosa, audaciosa,
Dotados de uma força capaz de enfrentar qualquer desafio,
Aí está o glorioso povo Tcheco,
Entre os Tchecos está o meu lar!
Entre os Tchecos está o meu lar!

Esse é o hino tcheco. É simples, elegante, forte e lindo. Fiquei emocionado. Fiquei tocado pelo comovente hino de um país que, até então, eu achava “rude”. E claro, que fiquei pensando em outras coisas similares. Metáforas a respeito do simples e do rude e daquilo que pode parecer simples e que no fundo é rude. E do rude que é simples.
È coisa de caráter. Eu imagino que quanto mais simples se queira ser, mais rudimentar e tosco é o espírito. Isso porque a simplicidade está nela mesma, na própria natureza de ser e parecer simples. Não é passível de força. Quanto mais se força, mais se arrebenta o laço. O simples das atitudes honestas e sinceras. O simples no lidar com sentimentos próprios. Aquela falsa simpatia que provém da arrogância. O desprendimento com dinheiro, quando a questão principal é a ganância devoradora. E tantas outras somas, que se estendem pelo espírito. Não podemos falar de simplicidade quando algo já está intitulando-se como “simples”. Questão difícil essa, mas repleta de exemplos. Será que dei um? Devo ter dado. Devo ter falado de muitas outras coisas aqui. O importante é falar de simplicidade. Nem sempre camiseta branca e jeans é ser simples.

2 comments:

Maria Carolina said...

Chanel jamais pensou nas gordinhas... tsc tsc

Maria Carolina said...

Se bem que um tubinho é reto... Hum.