Na idade média, Galileu disse que a Terra era redonda e girava. Todos se chocaram e ele teve que mentir. Mas dizem as más línguas que no pronunciamento forçado, depois de dizer que não, a terra não era redonda ele virou para o lado e quase sussurou "mas que gira, gira".
Espirituoso nosso colega cientista. E gira, gira. É inquietante essa coisa da terra girar. Ele mesmo, o Galileu que o diga. Por pouco não foi para a fogueira com a Joana D´arc. Ela certamente iria lhe dizer uma poucas e boas e o chicote ia cantar (castigo de Deus).
Bom, point is, essa história de que a terra gira já foi usada para muitas metáforas. Minha amiga Silvia diz que isso ai de falar que o mundo gira é puro despeito. Segundo ela, dizer isso seria algo como "ah, não me quer? vai ver só!". Bom, não questionando a razão ou os motivos que a levam crer nisso, eu myself hei-de-concordar-com-ela. Me parece um certo despeito. E o Galileu foi despeitado sussurrando que a terra gira. E logo após ter desmentido!
Ao que me parece, essa história de mundo, terra e peão girar só foi bom mesmo para as naus que partiam oceano afora achando que uma hora iam cair no abismo ou encontrar um monstro malvado. Quando souberam que a terra era redonda e que girava, ficaram mais calmos, os pobres portugueses.
E nós mesmos que ficamos no futuro com a porca teoria de que o mundo gira é que caímos no abismo, esperando que a terra fosse girar e se vingar.
1 comment:
Amigo, gostei da exploração à história de Galileu.
Por outros motivos, fiz uma postagem no meu blog, fazendo uso do famoso Galileu. Usei a sua imagem.
Abraço,
Rogério Carvalho
Post a Comment