Tuesday, July 10, 2007

Notes on a scandal

Assistir a um filme, ou ler um livro, pode ter um significado especial ou até mesmo epifânico. É o sentimento, aquilo que nos provoca e nos impulsiona para um lugar cuja a preguiça não nos deixa chegar. Algumas vezes é necessário. Quase sempre. E ficamos assim no zero a zero. Um a um. Dois a um. Um placar de muitos erros, poucos acertos e sem disputa final. Resultados acumulados. Com quem está a bola mesmo?
Que sensação aquela de ter as pernas tremendo, a lata de cerveja fazendo ondas e os pés grudados no chão, quase sem conseguir se mover. Sim, os pés presos. O coração galopando, a boca seca e os olhos quase, quase cegos. Duas escolhas. A de sempre e uma nova. Escolhas. Já escrevi sobre isso aqui. Fizemos escolhas nesse domingo. Eu, Maria, Mario...Escolhemos bem? Quem sabe...Talvez seja esse o começo. A escolha é só a largada para algo, ainda obscuro.
Mas nos reunimos quase como uma família, e isso é o que importa. O filme, os cigarros, as alegrias, as tristezas, as vergonhas e os motivos que nos unem na sinceridade da companhia.
E a escolha? Ela me fez acreditar em algo que eu não sabia se realmente existia. Um sentimento que parecia enterrado. Culpa das pernas bambas e das mãos trêmulas.
E se o gelo rachasse? Cairíamos na água. E se nos afogássemos? Nadaríamos para a costa. E se ficássemos cansados? Nos revezaríamos um com o outro, nadando pelo outro. E se não achássemos a costa? Boiaríamos como duas esponjas. E se, e se, e se... E se?
O gelo pode rachar, poderíamos morrer afogados, mas e se eu não pensasse nisso? E se ao invés de imaginar que o gelo poderia rachar, eu imaginar que ele não vai rachar, mas ao contrário, ele pode estar sólido para nos segurar.
E se?
Feriado estranho. Bom, ruim, intenso...

2 comments:

Anonymous said...

2 coisas:
Escolha certa é aquela que te tira do lugar e faz com que você se movimente:
Se ela certa ou errada, depende das consequências que se chega!

Confesso, talvez tenha feito a escolha errada, porque, por mais que eu sempre estivesse patinando em gelo rachado, a brisa era prazeirosa!
O que faz com que eu não me contente mais com qualquer cubo de gelo num copo de juru...

F. said...

Confiar que o gelo sólido? não consigo... hei de sempre desconfiar...