Monday, October 22, 2007

Dear Albert

Einstein deixou-nos o postulado de avanço na física. Criou reiventou, a partir de teorias já existentes, os princípios inovadores para entender um pouco mais sobre o universo. Assim, trocou os conceitos de espaço e tempo da teoria de Newton pela idéia de tempo-espaço como uma entidade geométrica.
Brilhante?
Assim, com a teoria tempo-espaço, chamada também de teoria da relatividade, Einstein desmistificou o espaço e o tempo, criando também uma complexa rede de algarismos advindos do pensamento matemático, mas também, ao que me parece, social. princípio da relatividade foi surgindo ao longo da história da filosofia e da ciencia, como conseqüência da compreensão progressiva de que dois referenciais diferentes oferecem visões perfeitamente plausíveis, ainda que diferentes, de um mesmo efeito.
Aqui encontram-se as teorias a respeito da velocidade da luz no vácuo, como nos é apresentada na vida cotidiana.
A luz, como tal, energia radiante, é capaz de transformar objetos inanimados em perfeitas movimentações, reais ou não. Sim, a luz é de todas a mais importante das físicas existentes. A luz, presente na vida cotidiana, também poderá ser o estopim que trará, literalmente, a humanidade à escuridão. Falamos aqui da luz energia elétrica e não como fonte natural de energia (se bem que há teorias a respeito do prazo da estrela solar).
Sim, antes que se possa pensar, Einstein reiventou as maneiras de se pensar a física.
Aqui, física e realidade se fundem. Misturas da realidade.

No comments: