Wednesday, January 31, 2007

Enquanto isso no lustre do castelo...

Ando pensando muito em caráter. Como um bom estudante da língua portuguesa, fui atrás de um dicionário que diz o seguinte sobre algumas etimologias:
inescrupuloso
Acepções■ adjetivo desprovido de escrúpulos
escrúpulos
Acepções■ adjetivo 1 que tem escrúpulos; exigente, rigoroso Ex.: e. em excesso, pensava demais antes de agir 2 que denota meticulosidade; cuidadoso; caprichoso; ordeiro Ex.: era um indivíduo e. no trato de seus negócios 3 cheio de suscetibilidade, melindrável; cheio de coisa Ex.: era um filósofo tão e. que mal conseguia fazer uma afirmação
Sobre o caráter: traço distintivo de uma pessoa ou coisa. Interessante estas acepções, já que ambas traduzem muito bem o que ando pensando. Me dizem que fulano mudou muito. E penso como que as pessoas podem mudar de um hora para outra? Simples. Bem simples na verdade. Ninguém muda a essência, pois é ela que faz com sejamos o que somos. Essência. Se diz que fulano mudou, isso no fundo significa que a pessoa não mudou, mas sempre foi o que é. O problema é mais profundo. As pessoas usam máscaras. Na vida, tudo é um grande jogo de máscaras, e ao cair a face oculta se mostra como verdadeira, pois é a essência do fulano. Ah sim, pode apostar como isso é verdade. Aquelas pessoas que mais acreditamos e mais confiamos, são aquelas que enfiarão a faca em nossas costas. Em contra partida, aquela que menos se imagina lhe trará benefícios sempre. Eu aprendi isso. E agradeço a essas pessoas por entrarem em minha vida e estarem ao meu lado sem pretensão alguma.
Ainda penso no caráter. Como algumas pessoas são totalmente despreovidas de caráter. Inpressionante!!! Mas isso não pode ser nada. Não é algo que me afeta. Enquanto isso, eu vou vivendo aos ditados populares, feliz. Sim feliz com a vida que tenho hoje e com as pessoas que fazem parte dela!!!

1 comment:

Anonymous said...

as vezes acho que não nem a máscara que caiu, muitas vezes não vemos, nós mesmos criamos a máscara para tal ser. Somente chega um momento em que abrimos os olhos e vemos perfeitamente como a pessoa é.
Qto a faca nas costas pode acontecer, mas prefiro pensar que isso é raro!!!

Augusto dos anjos diz em versos íntimos:
"Toma um fósforo. Acende teu cigarro!/ O beijo amigo, é a véspera do escarro,/ A mão que afaga é a mesma que apedreja/ Se a alguém causa inda pena tua chaga,/ Apedreja essa mão vil que te afaga,/Escarra nessa boca que te beija."


e eu digo, escarra não que é nojento!!

beijoooooooooooooooo