Monday, June 09, 2008

I Wonder

A obra de arte. Aquele prazer de sentir-se atraído e ao mesmo tempo possuído pelo objeto. A obra de arte em si mantêm um estado entre o espectador e a obra em si. A obra de arte. Nunca poderá ser perene; ela deve ser atemporal e imortal.
Mas é preciso ser treinado. É preciso ter espírito e coragem para entregar-se a esse universo. É preciso ter uma espécie de virgindade. Livrar-se do pseudo-conhecimento, das bobagens da vida e das amarras pedantes que nos circunscrevem. A obra de arte, clama por essa virgindade. Mas é preciso ser treinado. Àqueles que não conseguem reconhecer, olhar através da tinta, da música e até mesmo das páginas de um livro não a merecem. A obra de arte.
É preciso ter leveza. Essa insustentável levaza que nos falta para conduzir a vida, traídos pela covardia do querer-mais, é o cordão que nos conduz a uma possível existência que cative para o espírito o sentido da arte. A leveza com que devemos ser, virgens, diante da obra. Aos histéricos, que restem apenas as inverdades e a malidicência. Aos virgens, fiquemos com as obras. Entre uma cena e outra, um corte com a música quase surda. A obra de arte é um elemento de vida. Antes de tudo, ela vem carregada de sentimento, de reação, de uma possível experimentação de momentos. Mas os histéricos disseram que a obra de arte é peça de museu. Peça de museu.
Sustentar as sensações, crédulos, precisamos de instantes entre o objeto e nós mesmos. O filme, a música, o quadro, a escultura. Um instante entre aquilo que nos reage e a liberdade para os olhos. Saber apreciar uma obra é poder, por alguns segundos, emudecer, ensurdecer e calar-se. Diante do palco, o histérico grita, pois anseia pela palma, pela ridículo, pelo patético. Não carece à obra as tolas palmas. Seu prêmio é a reação daqueles, virgens, que estão com ela naquele momento.
Essa insustentável leveza que não aprendemos a compartilhar. Essa levezade ser. Leveza de ver. Ouvir, sentir, saber. Virgens, devemos procurar outros sentidos. A liberdade do espírito.
A insustentável, leveza do ser.

No comments: