Tuesday, March 06, 2007

Carefull

Há momentos em que se deve ter cuidado, mesmo que pareça não ser um momento para tanto. Mas há! É aquele cuidado de si, quase como uma precaução. Chega momentos na vida em que não se pode mais viver à beira dos limites, dos perigos e das emoções. Pode ser racional, e até certo ponto incrédulo, mas digo que é preciso. Talvez esse cuidado possa ser algo de maturidade, de saber onde se pisa ou até mesmo uma forma de manter-se com a cabeça no travesseiro e ter um sono tranquilo.
Nem sempre, o esperado é o conseguido. Ah! Quantos provérbios (parece até coisa de Sidarta). Na vida, temos sempre aquele desejo - a luxúria - de querer o que não está fácil. São obstáculos que fazem o movimento da vida, mas ainda assim os obstáculos devem ser postos à luz clara, nunca deve-se deixá-los no escuro. E por que será que o coração é sempre o que nos move e o sempre é esquecido e não cuidado? Talvez seja porque estamos acostumados, desde criança, a fazer sofrer certos sentimentos e a reprimir as vontades com medo de se machucar e, assim, quando crescemos e achamos que na vida adulta sabemos lidar com problemas emocionais, esquecemos que o coração é o mais frágil que temos dentro de cada um e por isso não cuidamos dele. Interessante que é exatamente o coração e os sentimentos os causadores dos maiores problemas da vida adulta. Incrível como quanto mais achamos ter aprendido, mais estamos errados.
Mas é preciso ter cuidado. Vide a bula. Não sabemos ler as instruções, ou não sabemos segui-las. E fico pensando: será que são as emoções que causam o movimento da vida, ou a dor que ela nos causa?
Eu fico com a teoria de Zaratustra. O movimento da vida é a dança, como diz aquele ditado popular "quem dança, seus males espanta". Bem, acho que não é exatamente isso, mas serve. Quando digo cuidado, digo no sentido de ser preciso, em certos momentos, ter aquela cautela e ouvir os medos. Por enquanto eu vou dançando, seguindo assim, do jeito que estou: sentado, escrevendo, lendo, procurando achar sentido - já achando - querendo as coisas para o meu futuro, para a minha vida. Será que depois de tudo, eu sei ter cuidado comigo?
Let´s face the music and dance, because, before this river becames an ocean!

No comments: